segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Bateria - Parte 01: o bumbo

Vamos começar uma série de posts mostrando como é formado um kit de bateria, dos mais simples aos mais complexos. Pra começar, vamos aos tambores.
É impossível falar sobre bateria sem se pensar na palavra tambor. É um dos instrumentos musicais mais antigos da humanidade, sendo utilizado nos rituais religiosos e nas batalhas.
No caso da bateria, os tambores têm nome específico e cada um exerce uma função dentro do "drum-kit" para a formação dos ritmos. Vamos conhecer agora o primeiro deles, o bumbo.

Bumbo

É o coração da bateria, usado como base para qualquer ritmo a ser tocado. Normalmente é o tambor mais grave (há exceções que veremos adiante) do set. É tocado através de um pedal que aciona um batedor, que por sua vez percute a pele. Alguns bateristas usam dois bumbos (outros até mais) para poder tocar um maior número de notas ou mesmo para obter diversos sons de bumbo no mesmo kit de bateria. O tamanho mais comum nos kits de bateria é o de 22 polegadas de diâmetro por 16 de profundidade. Mas há bateristas que tocam com bumbos de 14 polegadas (eu já fui um deles) e outros que tocam com bumbos de 32 polegadas!



Nenhum comentário: